quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Viajante Encapuçado

Quero compartilhar com vocês trecho de um o livro que estou lendo pela terceira vez. On the Road: Pé na Estrada, de Jack Kerouac e tradução de Eduardo Bueno, publicado pela L&PM. Na página 165.

Sal Paradise estaria ficando obcecado por algo estranho, alguma decisão que deveria tomar e, que no entanto, após a chegada de seu amigo Dean Moriaty, ele estava se esquecendo aos poucos o que era, mas sabia que tinha algo a ver com o Viajante Encapuçado.

"Certa vez, Carlo Marx e eu nos sentamos frente a frente em  duas cadeiras, joelho contra joelho, e eu lhe contei um sonho que tivera, com uma estranha figura árabe que me perseguia através do deserto; uma figura da qual eu tentava escapar mas que finalmente me alcançava pouco antes de chegar à Cidade Protetora. "Quem era?", perguntou Carlo. Refletimos. Sugeri que talvez fosse talvez fosse eu mesmo vestindo um manto. Não era isso. Algo, alguém, algum espírito nos perseguia, a todos nós, através do deserto da vida, e estava determinado a nos apanhar antes que alcançássemos o paraíso. Naturalmente, agora que reflito sobre isso, trata-se apenas da morte: a morte vai nos surpreender antes do paraíso. A única coisa pela qual ansiamos em nossos dias de vida, e que nos faz gemer e suspirar e nos submetermo a todos os tipos de náuseas singelas, é a lembrança de uma alegria perdida que provavelmente foi experimentada no útero e que somente poderá ser reproduzida (apesar de odiarmos admitir isso) na morte."

3 comentários:

  1. a Nanda não posta mais nada aqui?
    to com saudade dela ='/

    ResponderExcluir
  2. Pois é Theus, eu tb estou com saudades dela,
    ela nos abandonou, fazer o quê... :/

    Mas o Trovador está mandando bem, e está guardando o blog, tomara que ela venha nos visitar!

    ResponderExcluir
  3. Mateus Araujo,
    Pois é... Ela me passou o blog dizendo que estava sem tempo para dedicar a ele.

    Manifesto Interno,
    Obrigado.

    ResponderExcluir