quarta-feira, 3 de março de 2010

A partir de hoje, 4 de março de 2010, quinta feira, eu declaro terminadas minhas férias e que volto a postar aqui todas as quintas sem falta! E para começar eu gostaria de postar um poema retirado do livro Poemas do Velho Cansado II de Victor Alves Cardoso.

Entre os Quarenta Anos

Queria citar os nomes,
Somente daqui à Salinas
De cidades boas e fortes,
Também as pequeninas.
As minhas conhecidas
Que são parentes e primas.

Gostaria de destacar,
Alguns nomes primitivos,
Que então foram mudados.
Referentes, alusivos,
Registrados pela Lei,
Emolumentos positivos.

Rumei para Minas Novas
Voltei por Fortaleza,
No Calhau e Filadélfia
S. Miguel foi uma beleza!

Foram as primeiras comarcas
Bastante conhecidas.
Não havia trens, nem estradas
Para conforto de nossas vidas.

Hoje, de S. Miguel à Minas Novas,
Nem me lembre de comida!
Saio cedo e chego já.
Estou cuidando da minha vida!

Veja como evoluiu:
Minas Novas se conservou,
Calhau passou a Araçuaí
Filadélfia a Teófilo Otoni,
S. José a Caraí,

Fortaleza a Pedra Azul,
São Roque a Itaobim,
S. Miguel a Jequitinhonha,
Três Barras a Catugí.

Santa Rita é Medina,
Coronel Murta foi Itaporé,
Fazenda Velha é Sant'ana,
Santo Antônio, Tuparecê

Águas Vermelhas é Padre Paraíso
André Fernandes foi Cachoeiro,
Os Quartéis Joaima,
São Bento, Novo Cruzeiro.

Ponto dos Volantes, Barra dos Pilões,
São Domingos é Virgem da Lapa,
Águas Belas é Águas Formosas,
Fiqueirinha é Valadares.

Intinga nada mudou:
Nome, nem situação.
Enquanto for regida,
No sistema tubarão,
Ponto dos Vonlantes está em baixo,
Sofrendo confusão!

Não se prova que seus filhos
Demonstrem maldição.
Só é vítima de constrastes
De quem diz que tem razão!

Ponto dos Volantes é muito bom
E sofre defamação.
PÉ pena que não se faça
Uma certa distinção! 

Victor Alves Cardoso, mais conhecido por Seu Vitório, foi um poeta da cidade mineira Ponto dos Volantes, situada na região do Vale do Jequitinhonha, e teve (pelo que eu saiba) dois livros publicados: Poemas do Velho Cansado I e Poemas do Velho Cansado II. Infelicidade minha não poder dizer mais sobre Seu Vitório, afinal, não sendo um escritor famoso fica quase impossível encontrar mais coisas sobre ele. Infelicidade minha novamente saber de seu falecimento antes mesmo de poder conhecê-lo.

Tentei agora mesmo procurar mais sobre ele na internet e o mais próximo que encontrei foi uma notícia dizendo que algumas bibliotecas públicas do Vale do Jequitinhonha receberam doação de livros, sendo que a biblioteca de Ponto dos Volantes que leva o nome de Seu Vitório - Biblioteca Victor Alves Cardoso - recebeu tal doação.

Bem. Esse poema foi um pouco do meu amado Ponto dos Volantes a vocês, queridos leitores do blog Chique é Ser Feia.

2 comentários:

  1. Nossa pensei que esses poemas do Vô Victorio, nao eram reconhecidos, fiquei feliz de poder achar um aqui!

    ResponderExcluir
  2. Seu Victorio Grande Homem!Pena que não pude conhece-lo ..

    ResponderExcluir